Pré-projeto perfuração direcional
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
FLÁVIO FONSECA JUNIOR
PERFURAÇÃO DIRECIONAL DE POÇOS DE PETRÓLEO EM AGUAS PROFUNDAS E ULTRA PROFUNDAS
ITAPERUNA – RJ
2012
FLÁVIO FONSECA JUNIOR
PERFURAÇÃO DIRECIONAL DE POÇOS DE PETRÓLEO EM AGUAS PROFUNDAS E ULTRA PROFUNDAS
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia de Petróleo como requisito parcial ao desenvolvimento da monografia.
Orientador: Edílson Pinto
ITAPERUNA – RJ
2012
1 INTRODUÇÃO
Em dezembro de 2007, o Brasil alcançou o recorde histórico na produção de petróleo, ultrapassando a marca dos dois milhões de barris por dia.
Esse petróleo é refinado em gasolina, querosene, óleo combustível e outros produtos. Para sustentar esse consumo, as companhias petrolíferas precisam constantemente procurar novas fontes de petróleo, assim como melhorar a produção dos poços existentes.
As maiores reservas de petróleo, hoje, estão na plataforma continental, em águas profundas e ultra profundas.
A técnica da perfuração direcional, visa o desvio intencional do poço para atingir um determinado alvo prefixado. Consiste em escolher, projetar e executar a trajetória de um poço inclinado ou horizontal, bem como indicar os parâmetros compatíveis com a trajetória escolhida.
Os poços direcionais são perfurados com várias finalidades, como controlar um poço em blowout através da perfuração de poços de alívio, atingir formações que estejam inacessíveis por um poço vertical, desviar trajetórias do poço de acidentes geológicos como domos salinos e falhas, perfurar vários poços de um mesmo ponto, desviar poços que tiveram seu trecho final perdido, como no caso de uma coluna de perfuração perdida.
Atualmente um tipo particular de poço direcional está em evidência por proporcionar um aumento da produtividade e da recuperação final de hidrocarbonetos, o poço horizontal, que também será abordado neste projeto.
2 QUESTÃO