PERFURA O DIRECIONAL
A perfuração horizontal direcional, tradução direta para o português de Horizontal Direcional Drilling (HDD) é uma tecnologia que aparece pouco, mas que impacta muito na qualidade e sustentabilidade de obras em grandes cidades e fora das regiões urbanas. Tal perfil discreto tem uma explicação: a perfuração direcional horizontalé adotada em obras para instalação de dutos subterrâneos.
Ao invés de uma grande vala aberta ao longo da rua e por um longo tempo, os métodos não-destrutivos efetivamente não “destroem” o asfalto para colocar uma nova tubulação. A interferência é mínima, somente a interdição da área necessária para instalação dos equipamentos e ferramentas de perfuração nos pontos de entrada e saída.
A perfuração horizontal direcional é o melhor exemplo disso. Ao construir uma nova rede, as empresas que adotam o HDD utilizam perfuratrizes que executam os furos direcionais, cujo avanço acontece horizontalmente ao solo.
Mas não se trata de um furo qualquer. A direção da perfuração é controlada rigorosamente. Na verdade, ela é direcionada, com uso de tecnologias de monitoramento e com um pré-mapeamento da região por onde passará a estrutura, evitando a interferência em outras utilidades instaladas no subsolo.
Atualmente, o HDD é uma tecnologia amadurecida. Para executá-la, as empresas especializadas mapeiam o terreno pelo qual será feito o furo e a posterior instalação de dutos. Independente de ocorrer em áreas urbanas ou rurais, o processo de planejamento identifica todas as interferências no caminho do furo.
Esta é uma das etapas da obra de perfuração horizontal direcional, a qual exige um estrito levantamento de informações e adoção de procedimentos. O objetivo é interferir o mínimo possível no tráfego de carros e pessoas. Em locais mais isolados a logística deve contemplar o abastecimento racional de água e de fluídos de perfuração, além de peças sobressalentes para as perfuratrizes, entre outros recursos. Os