hdd perfuraçao horizontal
-O que é?
- pra que serve?
- metodologia
- equipamentos
- cuidados
- exemplos
O que é: A perfuração horizontal direcional - Horizontal Direcional Drilling (HDD) é uma tecnologia que aparece pouco, adotada em obras para instalação de dutos subterrâneos. Amadurecida, impacta muito na qualidade e sustentabilidade de obras em grandes cidades e fora das regiões urbanas. Necessita de um bom planejamento e elaboração do projeto para administrar as interfaces, principalmente quando o serviço será realizado em áreas urbanas. Só é possível desenvolver o projeto após a confirmação das interferências. Os dutos instalados podem ser para transporte de energia, óleo, gás, saneamento e minerodutos.
Para o que serve: O método minimiza o impacto à comunidade e ao meio ambiente em que está sendo realizada a obra. As obras de MND (métodos não-destrutivos) são utilizadas principalmente para o cruzamento de ruas, rodovias e ferrovias, travessias de córregos, rios, lagos, áreas de preservação ambiental e aproximações de praias. No caso das ruas, rodovias e ferrovias, não há necessidade de paralisação do trânsito para a execução da obra. A interdição ocorre somente na área onde estarão instalados os equipamentos e as ferramentas de perfuração. Somente a área necessária para instalação dos equipamentos e ferramentas de perfuração nos pontos de entrada e saída será ocupada, sendo a interferência mínima ao redor da obra.
Um exemplo básico que nós nos deparamos no dia a dia é de obras que acabam “destruindo” o asfalto para colocar a tubulação. Os métodos não destrutivos não ¨destroem” o asfalto, neste caso. Outro exemplo é o caso de obras de travessia, onde o método proporciona menor impacto ao meio ambiente, à mata ciliar nas margens e não atrapalha a navegação do curso d’água.
Assim, a HDD nos traz muitos benefícios, pois conseguimos reduzir o tempo de execução da obra, evitar congestionamento do trânsito, quase eliminar as valas e