Pré-natal
Índice Introdução 3 A Concepção 4 O Embrião 5 O Feto 7 O Bebé 11 Gravidez e desenvolvimento pré-natal 12 A experiência da Gravidez 12 Desenvolvimento pré-natal: três estádios 13 Estádio germinal (da fertilização às 2 semanas): 13 Estádio fetal (das 8 semanas até ao nascimento): 13 Actividade fetal e o ambiente fetal 14 Discriminação sensorial fetal e aprendizagem fetal 15 Desenvolvimento pré-natal: adversidade ambiental 16 Factores maternos: 16 Monitorização do desenvolvimento pré-natal 20 Cuidados pré-natais 21 Conclusão 22 Bibliografia 23
Introdução
Neste trabalho vamos falar um pouco sobre o desenvolvimento pré-natal, e em seguida sobre os vários estádios que se destacaram, com é o caso do estádio germinal, embrionário e fetal. Falámos também sobre as várias fases do bebé que vai desde a concepção até ao bebé. Também vamos fazer referência a actividade, ambiente e adversidade fetal assim como à discriminação sensorial e aprendizagem fetal.
A Concepção
Entre 200 a 600 milhões de espermatozóides são depositados no interior da vagina, iniciando a sua viagem em direcção ao óvulo. Muitos morrem porque são mais fracos, outros perdem-se no meio do caminho. Os melhores nadam, agitando as suas caudas que são o seu meio de locomoção. Finalmente, o pequeno número de sobreviventes que restou daquela multidão inicial, aproxima-se do óvulo (que para ele se configura imenso).
Alguns tentam penetrar no óvulo, mas apenas um consegue. Dá-se a fecundação.
A fecundação ocorre com o encontro dos gâmetas feminino (óvulo) e masculino (espermatozóide), transportando na constituição de uma nova célula, o ovo ou zigoto, que carrega características da mãe (óvulo) e do pai (espermatozóide).
Inicia-se um processo de divisões do zigoto em 2 células, 4 células, depois 8 células e assim sucessivamente, é o começo da formação do novo ser.
No final da primeira semana após a fecundação, inicia-se o processo