Pre natal
Tema: Consulta de enfermagem no pré-natal
Delimitação: A atuação do enfermeiro (a) na consulta de enfermagem à gestante no pré-natal sem riscos.
Problema
A falta de conhecimento, disponibilidade e de informação por parte das gestantes levam à uma redução na adesão das mesmas nas consultas de pré-natal, sendo que deve-se levar em consideração o aspecto sócio econômico, as modificações psicológicas e fisiológicas, além da prevenção, controle ou tratamento de intercorrências durante a gestação. Neste acompanhamento o enfermeiro oferece instruções à gestante. Durante a gravidez, muitas mudanças acontecem no corpo da mulher, fazendo com que esse período exija cuidados especiais. São nove meses de preparo para o nascimento do bebê. É importante que durante a gravidez as gestantes sejam acompanhadas por profissionais de saúde capacitados. Em virtude disso, o que levam algumas mulheres a não procurarem o atendimento de saúde para realizarem o pré-natal, se o mesmo serve para levar informação e conhecimento durante a gestação?
O processo gravidico constitui um fenômeno que para algumas mulheres pode mostrar-se extremamente positivo, haja vista o acompanhamento de saúde e desenvolvimento eficaz do pré-natal. A ausência de conhecimento, disponibilidade de atenção por parte da equipe de enfermagem pode contribuir consideravelmente para complicações na gravidez. Diante do exposto, indaga-se: Quais as atribuições enfermeiro na consulta de enfermagem à mulher no pré-natal sem riscos?
Justificativa
No contexto das políticas de atenção à saúde da mulher e da criança, a assistência à gestante no pré-natal constitui o caminho para garantia de qualidade de vida de ambos os grupos, uma vez que sejam aplicados cuidados,