Pré-natal
Levantamos alguns problemas vivenciados na Unidade Básica de Saúde situada no dia-a-dia do serviço de saúde. Dentre os principais problemas listados temos:
O início do pré-natal tardiamente
Grande tempo de espera para consultas especializadas
Gravidez na adolescência
TABELA 1-Principais problemas de saúde identificados.
Problema
Descritores
1
Início do pré-natal tardiamente
30% das gestantes começam, o pré-natal no segundo trimestre.
2
Gravidez na adolescência
20% das gestantes são adolescentes.
3
Grande tempo de espera para consultas especializadas
Em média os pacientes aguardam cerca de 5 meses
Dentre esses problemas e extrema relevância no serviço de saúde, escolhemos como norteador a INÍCIO DO PRÉ-NATAL TARDIAMENTE, visto que 30% das gestantes atendidas pela equipe de saúde se enquadram nessa situação. A importância do acesso e da qualidade da assistência à saúde é comprovada na evolução favorável dos indicadores de saúde em nosso país4. A assistência pré-natal envolve um conjunto de componentes que tem como objetivo a promoção da saúde da mulher gestante e do feto, assegurando uma evolução normal da gravidez, preparando a mãe para o parto, o puerpério e a lactação normais. Assim, pode-se identificar mais rapidamente as situações de risco para que seja possível prevenir as complicações mais freqüentes da gravidez e do ciclo puerperal5.
Entre os indicadores de qualidade da assistência pré-natal inclui-se a taxa de cobertura do programa, realização de seis ou mais consultas de pré-natal, início no primeiro trimestre de gestação e realização dos exames laboratoriais6. Com relação ao pré-natal é importante avaliar sua qualidade técnico-científica, facilidade de acesso pela população, adequação, efetividade e satisfação do paciente quanto à qualidade do atendimento7. O sucesso do pré-natal depende, em grande parte, do momento em que se inicia e do número de consultas realizadas. Desse modo, o início