Pré-Natal e Nascimento
“Há muito mais continuidade entre a vida intrauterina e a primeira infância do que a impressionante caesurado ato do nascimento nos permite saber”
Freud, 1926.
Você sabia que o bebê antes de nascer é um ser inteligente e sensível, apresentando traços de personalidade próprios e definidos, que ele tem uma vida afetiva e emocional? Que traumas biológicos do início da existência pré-natal podem resultar em futuras psicopatologias?
“Nenhuma invenção do homem, por mais completa e evoluída que seja, chega aos pés da magia que é o encontro de duas células num ambiente propício a formar um novo ser, completo e pronto pra vir ao mundo.”
Luciana Alves, 2013
1. O que é Psicologia Pré-Natal
A psicologia pré-natal é o estudo do comportamento e desenvolvimento, tanto evolutivo como psico-afetivo-emocional do indivíduo, no período anterior ao seu nascimento.
O conhecimento da psicologia pré-natal é importante tanto para a psicologia evolutiva como para a psicanálise, cujo objeto primordial de estudo é o inconsciente. De fato, se considerarmos todos os ocorridos com o ser antes d’ele nascer, observamos que:
Recebem registro mnêmico (registro de memória);
Que este registro fica guardado apenas no plano do inconsciente;
Que toda a vivencia pelas quais o ser humano passa no período pré-natal irá fazer parte de sua bagagem inconsciente, exercendo influencia tanto sobre a sua personalidade pós-natal como sobre a sua conduta e o seu comportamento;
Que o estudo do inconsciente é o objeto por excelência da psicanálise e conclui-se que o estudo da psicologia pré-natal é de importância fundamental para ela.
2. Diagnosticando a Gravidez Há diferentes testes que podem ser feitos, alguns mais confiáveis que outros. Neste tópico iremos falar um pouco sobre exames e testes que confirmam a gravidez.
O teste de farmácia:
Geralmente são os mais procurados logo que surge a suspeita de gravidez, isso porque são mais acessíveis e o