Pré moldados e pré fabricados
COLEGIADO DE ENGENHARIA CIVIL
PRÉ-MOLDADOS E PRÉ-FABRICADOS
VITÓRIA DA CONQUISTA
2011
ANTÔNIO SANDRO
ELDER PITA
JOÃO GABRIEL
JOSE COTINGUIBA
UENIO SOUZA
PRÉ-MOLDADOS E PRÉ-FABRICADOS
Trabalho avaliativo apresentado a disciplina Resistência dos Materiais I, como avaliação em grupo da segunda unidade do quarto semestre de engenharia noturno.
Prof: Tatiana Godinho
VITÓRIA DA CONQUISTA
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04 2. Pré-moldados e Pré-fabricados 05 3. Conclusão 08 4. Referencial Bibliográfico 09
1. INTRODUÇÃO
Pode-se perceber que o pré-moldado é o que os engenheiros vêm explorando mais ultimamente, já que a economia de tempo quando utilizado esse tipo de material é grande. Hoje a mão de obra está escassa, consequentemente o valor dela está muito alto, um dos maiores causadores dos custos da construção é a mão de obra, devido a isto com a redução do tempo tem-se uma redução no valor final da construção. Apesar de algumas desvantagens, como o custo inicial elevado, as vantagens que o pré-moldado trás no canteiro, é incontestavelmente superior as desvantagens. Por isso uma crescente demanda em relação aos pré-moldados e pré-fabricados se estabeleceu no mercado da construção.
2. PRÉ-MOLDADOS E PRÉ-FABRICADOS
Segundo VASCONCELLOS (2002), não é possível saber a data exata que começou a pré-moldagem. O próprio nascimento do concreto armado ocorreu com a pré-moldagem de elementos, fora do local de seu uso. Para SALAS (1988), a utilização dos pré-fabricados de concreto é dividida em três etapas.
De 1950 a 1970 foi o período em que a falta de edificações ocasionadas pela II Guerra Mundial, houve a necessidade de se construir diversos edifícios, tanto habitacionais quanto escolares, hospitais e industriais, dentro dos sistemas de pré-fabricação de ciclo fechado (o mesmo conceito adotado em outros setores da indústria, buscando-se a produção em