concreto pre fabricado
A construção civil está sempre em busca de novas formas para diminuir a relação custo/benefício de suas obras. Uma das opções é a utilização dos produtos pré-fabricados que vem desde a reconstrução pós Segunda Guerra Mundial. Esses produtos apresentam inúmeras vantagens, dentre as quais se destacam a simplificação da edificação, a redução no custo da mão de obra, diminuição do desperdício de materiais, além de um ganho substancial de tempo final de execução da obra. A evolução foi significativa com o passar dos anos, e hoje está à disposição uma enorme diversidade de estruturas em concreto pré-moldado, desde as fundações e estruturas até a cobertura e acabamento da construção. No Brasil, a utilização dessas estruturas data da década de 1920 e hoje é encontrada em larga escala nos mais diversos tipos de edificações.
Palavras-chave: Pré-moldado. Pré-fabricado. Estruturas de concreto.
1 INTRODUÇÃO
O processo evolutivo da construção civil aconteceu em diversas fases e é notório ao passar dos anos. As técnicas e metodologias empregadas se aperfeiçoam cada vez mais, buscando um resultado final satisfatório, tanto do ponto de vista financeiro, quanto da qualidade e do tempo final da execução.
O surgimento das estruturas de concreto pré-fabricadas colaborou imensamente para que os referidos objetivos fossem alcançados, tornando o processo de edificação mais simples, rápido e de baixo custo financeiro.
Após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de reconstrução de edificações e obras arquitetônicas destruídas, iniciou-se o processo de utilização das estruturas pré-fabricadas, objetivando ganho de tempo e produção em larga escala.
¹ Acadêmica de Engenharia Civil, Universidade do Oeste de Santa Catarina, e-mail: jainegarbo
Como o Brasil não sofreu perdas nesse sentido, esse modelo de construção demorou um