Concreto Pré Fabricado
A primeira grande obra que utilizou o concreto pré- fabricado no Brasil, foi hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro. As principais peças fabricadas para este tipo de obra foram as estacas nas fundações e as cercas e a área reservada do hipódromo.
Com a criação de atuação do Banco Nacional de Habitação, houve uma crise com o tipo de material que mais utilizado no Brasil por um tempo, o pré-fabricado. Esse tipo de material tem por vantagem um trabalho rápido, exigindo menos mão de obra, o que acabou resultando em uma grande redução no número de trabalhadores, restringindo os cargos, onde somente os especializados no material, eram considerados capacitáveis para a execução do produto. Porém, durante a década de 90, com o avanço populacional da cidade de São Paulo, o concreto pré-fabricado foi adotado novamente como uma grande escala, devido a necessidade de grandes e rápidas construções na maior capital do país.
Dentre esse tipo de sistema de fabricação, existem inúmeros tipos que de adequam a cada tipo de construção.
1) Concreto Pré-Fabricado Seguro
No caso de incêndio no local na construção, mesmo com a edificação terminada, esse tipo de concreto evita com que a estrutura não seja muito danificada, conseguindo mantê-la por longos períodos e evitando com que o fogo se espalhe para a edificação vizinha.
2) Concreto Pré-Fabricado Ecológico
Esse tipo de concreto é feito com materiais naturais, disponíveis no local como (cascalhos, pedra, areia, cimento). É interessante destacar que peças de concreto pré-fabricados podem ser reutilizados em outras obras.
3) Concreto Pré-Fabricado Otimizado
A tecnologia é o principal componente na execução desse tipo de concreto. A qualidade é conferida na obra e na inserção de uma peça.
4) Concreto Pré-Fabricado Durável
É interessante destacar que nesse tipo de concreto, tivemos influência de egípcios. No caso, as grandes construções que existem ate hoje são exemplos de concretos primitivos, com uma