pré-história da África
Depois de uma radical mudança de clima, os grupos desses primitivos habitantes, que estavam na África, deslocaram-se em direção norte. Isso segundo uma pesquisa um grupo de cientistas norte-americanos, que foi divulgada em 2001. A pesquisa diz que os humanos teriam evoluído em grupos de origens distintas, na África, Ásia e Europa, chegando a conclusão de que os europeus modernos tem origem no grupo de migrantes africanos de 25 milênios atrás.
O povo europeu acha que a África teria sido povoada por povos vindos de outro continente, e que todas as formas e itens encontrados pela arqueologia no continente, teriam sido trazidos por ondas migratórias vindas da Ásia. Mas a cada descoberta da Ciência, essa ideia fica cada vez mais afastada, principalmente quando na metade do século 20 constatava se que o continente africano era o único, onde se encontrava a linha de todos os estágios do desenvolvimento humano, e só bem depois o continente começou a receber correntes migratórias retornadas do exterior.
Segundo o antropólogo e físico Cheik Anta Diop, que desde 1960, trouxe novas perspectivas aos estudos do passado africano, no início da pré-história um importante movimento de sul para norte, levou um grande número de pessoas da região dos Grandes Lagos para a bacia do rio Nilo, onde viveram durante milênios, e que descendentes desses migrantes foram os construtores das antigas civilizações, no atual Sudão e da que mais tarde notabilizou se como o “Egito faraônico”. Isto num momento que, segundo ele, o desenvolvimento da Europa permanecia parado desde a última Era Glacial.
Exercícios:
Escreva um pouco sobre a teoria:
Dos norte-americanos.
Dos europeus.
De Cheik Anta Dink.
Em qual teoria você acredita?