pré história da África
África é a porção continental mais antiga do planeta, onde a superfície terrestre ganhou os contornos que mantém até o presente. É um continente com enorme extensão territorial, 30.343.511 km2, que equivale a 22% da superfície da Terra.
Cercado por grandes volumes de água dos oceanos Índico e Atlântico, dos mares Vermelho e Mediterrâneo, em sua superfície estão as mais impressionantes reservas naturais, com enorme variação ambiental e humana.
A formação geológica da superfície africana remonta provavelmente ao período situado entre
3,6 bilhões e 300 milhões de anos, quando se consolidaram e se formaram a cordilheira do Cabo
Fold Belt, na África do Sul, e os Montes Atlas, no
Marrocos, na extremidade norte do continente.
12
História da áfrica
A extrema longevidade na evolução planetária explica um aspecto particular do ambiente natural do continente africano que teve e continua a ter consequências importantes para as populações que o habitam. A antiguidade de sua formação geológica produziu diversas massas rochosas conhecidas como cratões, que ocupam mais da metade de sua superfície, e abrigam formações minerais riquíssimas e antiquíssimas.
A região do Kaapvaal, formada há 2,8 bilhões de anos e situada na
África do Sul, contém reservatórios minerais inesgotáveis de ouro e diamantes, sobretudo na área conhecida como Bushveld Igneous Complex.
Ali também abundam a platina e outros metais raros, como o rutênio, ródio, irídio, níquel, cobre e cobalto. Em menor proporção, tais minérios, e tantos outros, podem ser encontrados de um canto a outro do continente, que abriga ainda inúmeras jazidas de petróleo. Eis por que ao longo de tantos séculos a natureza africana chamou a atenção de negociantes e depois de empresas transnacionais.
A diversidade de ambientes impõe dificuldades às populações africanas e aos exploradores de outros continentes. Aos imponentes desertos do Saara ao Norte, e Kalahari ao Sul, se