Como Abrir e Operar uma Área de Paraquedismo
O SONHO DE DESCONECTAR
A expressão “desconectar”, além de significar “liberar” o paraquedas principal para abrir o reserva, também é empregada no paraquedismo por pessoas que sonham em se “desconectar” da vida que levam para realizar o sonho de viver de paraquedismo.
Há algum tempo, algumas pessoas nos solicitaram que montássemos um curso sobre “Como Abrir e Operar uma Área de Paraquedismo”.
Pois bem, o curso está pronto e será ministrado em um final de semana. Na apostila, colocamos modelos de todos os documentos necessários para montar e administrar uma atividade de saltos. Sua apresentação será dividida em cinco módulos:
1- Legislação. As leis federais, formato jurídico, clube, escola, ANAC, RBAC, DECEA, CBPq, CIS, Código Esportivo, STJD, responsabilidade civil e risco, Termo de Responsabilidade. Análise do risco, fatores geradores, consequências e prevenção.
2- Finanças. Custo Fixo e Custo Variável, como calcular o custo e a margem dos produtos, planilha de custo de equipamentos e aeronaves, fluxo de caixa, investimento necessário, retorno sobre o investimento, análise de viabilidade econômica.
3- Marketing. O público-alvo, mix de produtos e serviços, preços, comunicação, critérios que determinam o sucesso na escolha do aeroporto e a localização do mercado-alvo, mídia tradicional, internet, site, Google, Facebook e mídias sociais, Relações Públicas, Imprensa, Promoções de Venda, Venda Pessoal, Boca-a-Boca, Comercialização, Eventos, organização de competições e boogies.
4- Administração e Estratégia. Visão, Missão, Objetivos, Estratégia, rotinas diárias, Plano de Segurança e Gestão da Qualidade, Check Lists, Procedimentos, Empreendedorismo – O business plan, os recursos financeiros.
5- Operação. Pré-Operação, operação, manifesto, aeronave, piloto, staff, RTA, instrutor-chefe, instrução, equipamentos, equipe de terra, fun jumpers (atletas), triagem, meteorologia, a escolha e