Práticas e espaços de comunicação na escola
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
SALA AMBIENTE PRÁTICAS E ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO NA ESCOLA
ATIVIDADE 2
PÓLO DE SEARA
PROFESSORA: Daniela Karine Ramos
TUTORA: Diana Maria Grosbelli Casarotto
PROFESSOR FORMADOR: João Carlos da Gama
CURSISTA: Luana Policarpo Maria
Na visão de coordenadora percebo que o aluno está desmotivado diante das atividades propostas pela escola. Percebe-se que o que é ensinado na faz diferença em sua vida, tanto na escola como na sociedade. Essas falas são comuns dentro das unidades escolares, e por diferentes motivos. Que são dês dos conteúdos pouco usados pelos alunos, ou que eles não relacionam sentindo em sua vida. Professores com didáticas tradicionais ou desestimulantes, pais que pressionam e querem só o resultado, ou aqueles que não dão importância alguma aos estudos de seus filhos. Diariamente, escuto alunos relatarem que pra que estudar se seus familiares continuam envolvidos com bebidas ou drogas e não dão importância alguma aos estudos, ou sem perspectivas de melhorar sua vida ou de sua família. Colocam que para trabalhar como mecânico não precisa saber ler ou escrever; ou que se continuarem com os trabalhos da família na agricultura o importante é saber plantar.
Também temos os alunos extremos do citado anteriormente, aqueles que têm contato com toda tecnologia disponível, estando mais avançados do que seus mestres. E tanto uma situação como a outra além de gerar desmotivação aos alunos também gera indisciplina.
Diante dos fatos como a escola pode proporcionar aprendizagem significativa aos alunos tão heterogêneos? Como formar discentes com atitudes, habilidades, valores, conhecimento, cidadãos críticos e preparados para lidar com as novas tecnologias?
Lembrando que as unidades escolares tem como principio ser pública, para todos, gratuita, com respeito ao pluralismo de idéias, valorizando as experiências extras escolares, reconhecendo a