Práticas alternativas no tratamento complementar a saúde
O toque terapêutico, técnica ainda pouco conhecida aplicado em 80 países, usa a imposição das mãos para sentir o campo energético dos pacientes e interferir no progresso das doenças. Com as mãos distantes de quatro a seis centímetros do corpo do paciente, o terapeuta faz uma avaliação do campo energético e, em seguida, diagnostica as alterações encontradas. Depois, harmoniza o estado do doente. Tudo entre 20 e 40 minutos. Terapia do toque terapêutico, terapia complementar utilizada por enfermeiros e outros profissionais de saúde para promover relaxamento.
A troca de energia através das mãos tem sua eficácia divulgada em várias correntes filosóficas e nos últimos 40 anos a ciência traz pesquisas da aplicação e benefícios da mesma na área da saúde.
O Toque Terapêutico é uma técnica contemporânea de terapia complementar desenvolvida por Dolores Krieger e Dora Kunz, na década de 70. A expressão “toque terapêutico” corresponde à conhecida técnica de “imposição de mãos”, amplamente estudada pela Doutrina Espírita como fator promotor de benefícios na área da saúde. Por ser um meio não-invasivo, pode ser utilizado como complemento da terapia ou tratamento utilizado nos doentes.
O médico Paracelso (1493-1541) coloca mais explicitamente a existência de uma força vital magnética e que essa substância sutil possuía notáveis qualidades curativas. Pode-se encontrar o principio de bases para o magnetismo que viria a ser descoberto alguns séculos depois. A troca de energia através das mãos tem sua eficácia divulgada em várias correntes filosóficas e nos últimos 40 anos a ciência traz pesquisas da aplicação e benefícios da mesma na área da saúde.
Feitas essas considerações descrevo agora a prática observada: O paciente chega ao grupo se identifica,