Prática simulada
BANCO RENO S.A., inscrito no CNPJ sob o n.º, com sede no endereço, vem por seu advogado, que esta subscreve, vem a este juízo propor:
AÇÃO MONITÓRIA
Em face de BW SEGURANÇA LTDA, inscrito no CNPJ sob o nº, com sede no endereço, pelas razões de fato e de direito que passa a expor:
DOS FATOS O autor firmou contrato de confissão de dívida com réu, devidamente assinado por duas testemunhas, obrigando-se este a efetuar o pagamento da importância de R$ 40.000,00. Em garantia ao cumprimento da avença, foi firmada nota promissória vinculada ao referido contrato, tendo Plínio, administrador do réu, avalizado o referido título de crédito, sem obtenção de qualquer vantagem decorrente desse ato. Considerando que o réu não cumpriu o avençado e tendo o autor deixado que transcorresse o prazo para a propositura da ação cambial, o mesmo decide propor ação monitória, com base no contrato de confissão de dívida.
DA FUNDAMENTAÇÃO O contrato de confissão de dívida firmado na presença de duas testemunhas é um título executivo extrajudicial, com fulcro no artigo 585, II do CPC, contudo o autor perdeu o prazo para ajuizar ação cambial referente ao referido contrato vinculado à nota promissória.
Portanto, a existência de um contrato como mera prova escrita que caracteriza a relação de crédito e débito, sem força executiva, permite o ajuizamento desta ação monitória, a fim de promover a cobrança da dívida em questão, com base no artigo 1102-A do CPC.
DO PEDIDO Pelo exposto vem requerer: 1. a expedição de mandado de pagamento no valor de R$ 40.000,00. 2. recebido o mandado de pagamento caso o réu não pague nem oponha embargos monitórios, requer a procedência do pedido monitório com a imediata convolação do mandado de pagamento em mandado executivo condenado condenando o réu ainda ao pagamento de