Nervos
No sistema nervoso periféricos, os axônios dos neurônios formam os nervos, enquanto seus corpos celulares ficam na substancia cinzenta do sistema nervoso central ou em gânglios nervosos do próprio SNP. Os nervosos são conjuntos de fibras nervosas organizadas em feixes. nesses feixes, cada fibra nervosa encontra-se envolta por um tecido conjuntivo chamado endoneuro, rico em fibras reticulares. Delimitando cada feixe existe uma bainha denominada perineuro, formada por células achatadas e intimamente ligadas. Vários feixes são mantidos unidos por tecido conjuntivo denso, que preenche os espaços e forma uma bainha que reveste externamente o nervo: o epineuro.Os nervos do SNP estabelecem comunicação entre os centros nervosos do SNC e as estruturas sensoriais e efetoras.
Os nervos formados apenas por fibras nervosas que levam informações do meio ambiente e do interior do próprio corpo para os centros nervosos são chamados sensitivos. Os nervos formados apenas por fibras nervosas que levam impulsos dos centros nervosos para órgãos efetores (músculos e glândulas) são chamados motores.
Há ainda grande quantidade de nervos que possuem fibras sensórias e motoras, são chamados nervos mistos. No SNP dos mamíferos existem dozes pares de nervos que partem do encéfalo, chamados nervos cranianos, e trinta e um pares de nervos que partem da medula espinal, chamados espinhais. Os nervos cranianos podem ser sensitivos, motores ou mistos e relacionam-se principalmente com os órgãos sensoriais, os músculos esqueléticos da face, o músculo cardíaco e a musculatura lisa de alguns órgãos, como estomago, intestinos, faringe, laringe e traquéia.
Os nervos espinhais são todos mistos e estão relacionados aos músculos esqueléticos, ao coração, à musculatura das vísceras e às glândulas. Cada um deles é formado por duas raízes: uma dorsal, que contem as fibras sensitivas, e outra ventral, que contem as fibras motoras. Bem próximo à medula, essas raízes se unem formando o nervo