Nervos
Gânglios- são aglomerados de células nervosas, envoltos por uma cápsula de tecido conjuntivo fibroso. Neurônios- são células especializadas na condução de impulsos nervosos.
Corpo celular do neurônio- citoplasma; axônio- prolongamento mais longo; dendritos- inúmeros prolongamentos citoplasmáticos finos.
Neurônios multipolares- apresentam vários dendritos, geralmente ramificados, constituem o tipo mais comum de neurônio e estão presentes no encéfalo e na medula espinal.
Neurônios bipolares- apresentam um só dendrito, localizado em posição diametralmente oposta ao axônio, são os principais responsáveis pela transmissão das informações sensoriais.
Neurônios pseudounipolares- apresentam uma só neurofibra, as vezes chamada dendraxônio, que se divide em duas, uma correspondente ao dendrito e outra ao axônio.
Neurônios sensitivos- são os que conduzem impulsos nervosos de órgãos dos sentidos e de células sensoriais para o sistema nervoso central.
Neurônios motores- são os que conduzem impulsos do sistema nervoso central para os órgãos que efetuam a resposta.
Neurônios associativos- fazem conexão entre diversos tipos de neurônios.
Nervo sensitivo- apenas neurofibras de neurônios sensitivos.
Nervo motor- apenas neurofibras de neurônio motores.
Nervo misto- neurofibras tanto de neurônios sensitivos como de neurônios motores.
Coagulação do sangue- a tromboplastina agindo em conjunto com íons de cálcio, catalisa a reação de conversão de uma proteína sanguínea, a protrombina, em trombina. Esta ativa e catalisa a conversão em de outra proteína sanguínea, o fibrinogênio, em fibrina, uma proteína fibrosa cujas moléculas se entrelaçam formando uma rede. As plaquetas são agentes importantes na coagulação do sangue.
Linfa-