Prática pedagógica na educação infantil
Este trabalho foi desenvolvido na UTA Infância e Ludicidade, na qual fazem parte as disciplinas: Metodologias do Ensino da Literatura Infantil, Ludicidade, Educação Infantil-metodologia e procedimentos, Educação Infantil- Fundamentos, Estágio- Educação Infantil E Pesquisa e Prática Profissional- Educação Infantil e tem como principal objetivo discutir a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
Nas sociedades de mudanças aceleradas em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competências novas, pois é o indivíduo, a unidade básica de mudança. A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo, a essência da infância. Seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
Com a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem. Com a construção desta produção de aprendizagem iremos mostrar o quanto o “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, tornando evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso e saber se os professores atuantes têm conhecimento de alguns conceitos, como o lúdico e muitas outras questões sobre relação do brincar com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
Os resultados da educação, apesar de todos os seus projetos, continuam insatisfatórios, percebendo-se a necessidades de mudanças no âmbito educacional. Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. Vale ressaltar,