Prática Final Fisico Quimica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Prática Final – Equilíbrio Químico
Vinícius Mateus Furtado – 2013028878
Menes Badika Kiyedi - 2013500054
Turma PX1D
Professor: Jadson Belchior
Introdução
Equilíbrio químico é uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, consequentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes.
A reação ser reversível não indica que o equilíbrio foi alcançado, o equilíbrio é um estado o qual as reações tendem a atingir, quando estas são reversíveis. Todo equilíbrio é dinâmico. A existência de um equilíbrio químico dinâmico significa que a reação química nem sempre caminha para um final; ao invés disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema. Este equilíbrio dinâmico é um estado em que parece que nada está ocorrendo, porém é um estado onde as reações químicas estão ocorrendo e frequentemente estas ocorrem rapidamente e com mesma velocidade nos dois sentidos, o que dificulta a percepção de mudanças no sistema.
A reação de um álcool e um ácido orgânico produz éster e água, na reação direta, e quando o éster é hidrolisado a reação é reversa e produz ácido e água. Uma vez que essas reações constituem um sistema de reações reversíveis e suscetível a atingir o equilíbrio, então podemos estudá-las a partir da constante de equilíbrio de sistemas com diferentes concentrações.
Reação de ácido mais álcool
Ésteres que podem ser formados
Nos procedimentos realizados foi estudada a reação:
C2H5OH + CH3COOH
CH3COOC2H5 + H2O
Que tem constante de equilíbrio K dada por:
K = [C2H5OH] X [CH3COOH] / [CH3COOC2H5] X [H2O] (equação 1)
A reação foi catalisada com HCl [3,0], uma vez que sua cinética é muita lenta.
Objetivo
Estudando a reação de formação de acetato de etila a partir de ácido acético e etanol, determinar a constante de equilíbrio de hidrólise do acetato de etila em solução.
Equipamentos
12