Os Imigrantes Que Vieram Para O Brasil
272 palavras
2 páginas
Os imigrantes que vieram para o Brasil, vieram em busca de vida nova e acabaram por contribuir decisivamente para o progresso do país e das cidades. Dos japoneses que aqui chegaram, 26 famílias decidiram vir para o então Estado de Mato Grosso, atraído pelo recrutamento de homens para a construção da Ferrovia Noroeste do Brasil. A história dos imigrantes japoneses tem sempre em comum a marca do trabalho árduo e a preocupação quase obsessiva de educar e formar seus descendentes. Após a conclusão da obra, a maioria fixou-se nas imediações da cidade, trabalhando na agricultura, transformando-se nos principais comerciantes de hort-fruti-granjeiros da região. Tempos depois, os japoneses decidiram se firmar em Campo Grande, e aqui, começar uma nova vida. Uma das primeiras iniciativas da comunidade nipônica foi a participação na primeira feira livre da Capital, criada em 1924, pelo entendente municipal Arnaldo Estevão de Figueiredo.
Os japoneses se destacaram na horticultura, fruticultura, cultivo do arroz, pimenta do reino e outros gêneros. Trouxeram ainda conceitos significativos de adubação e de combate de pragas e doenças das plantas. Além da influência direta no agronegócio, os orientais também deixaram sua marca em um outro setor de fundamental importância para a economia brasileira: o cooperativismo.
A culinária japonesa se consolidou no Estado de Mato Grosso do Sul. Um dos eventos mais populares do calendário da capital é o Festival do Sobá, que acontece todos os anos na Feira Central.
SOBÁ
É feito com macarrão de trigo sarraceno, molho de carne suína ou bovina com a carne frita por cima, omelete em tiras e cebolinha, tudo regado com molho de soja e gengibre.