Prática de Laboratório de Conversão
Robson Moreira Freitas
Universidade Federal do Piauí – Teresina – PI robsonmoreiradefreitas@yahoo.com.br Resumo – Este trabalho pretende mostrar o comportamento de um transformador através do gráfico de histerese obtido em simulação. Um circuito integrador RC foi utilizado para relacionar a tensão no capacitor e a densidade de fluxo magnético presente.
Para encontrarmos o campo H utilizamos a corrente que entra no primário. A curva de H vs. B proporciona o laço de histerese. Observa-se também, que o fluxo magnético é mantido pela circulação permanente de uma corrente elétrica no enrolamento primário.
Palavras-chaves – Histerese, Integrador, Simulação,
Transformador, Magnetização.
HYSTERESIS CURVE FOR CIRCUIT
WITH TRANSFORMER
Abstract – This work aims to show the behavior of a transformer through the hysteresis graph obtained in simulation. An integrator RC circuit is used to relate the voltage on the capacitor and this magnetic flux density. To find the H field use the primary current which enters. The curve H vs. B provides the hysteresis loop. It is also observed that the magnetic flux is maintained by continuous movement of an electric current in the primary winding.
Keywords -- Hysteresis, Integrator, Simulation,
Transformer, Magnetization.
I. INTRODUÇÃO
Os transformadores possuem uma grande aplicabilidade e funcionalidade, que se estendem desde as residências até as indústrias e seus atuadores que dependem de energia elétrica como fonte de energia. Duas características a serem analisadas no artigo decorrente são a Histerese e a
Indutância Mútua. A primeira diz respeito ao efeito criado devido ao atraso entre densidade de fluxo e campo magnético num material ferromagnético. Indutância mútua é o fenômeno que possibilita ao transformador a relação de tensão de entrada e tensão de saída, pois através da indutância e seu respectivo campo magnético é gerada a
diferença