Capitalismo tardio
- Desenvolvimento desigual da economia mundial
Consideram-se os países periféricos como uma etapa a mais do processo do desenvolvimento orgânico da economia mundial;
Ouve um longo período para que o progresso técnico pudesse alcançar de fato toda a nação:
“No longo período que transcorre da Revolução Industrial à Primeira Guerra, as novas formas de produzir, em que as técnicas foram se manifestando incessantemente, só abarcaram uma reduzida proporção da população mundial”( CEPAL, 1951, p. 3).
- O movimento da revolução industrial (1760, 1820)
Inicia-se na Grã-Bretanha, passando pelos Estados Unidos e chegando ao Japão. As economias periféricas pouco tomavam parte na melhoria produtiva que esse progresso técnico promovia.
“Dentro desta periferia, o progresso técnico só atinge exíguos setores de sua ingente população, pois, geralmente, não penetra senão onde se faz necessário para produzir alimentos e matérias-primas a baixo custo, com destino aos grandes centros industriais" (CEPAL, 1951, p. 3).
PROPAGAÇÃO DESIGUAL DO PROGRESSO TÉCNICO se traduz na conformação de uma determinada estrutura da economia mundial, ou seja da DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO:
Centro: que compreende o conjunto das economias industrializadas, estruturas produtivas diversificadas e tecnicamente homogêneas;
Periferia: integrada por economias exportadoras de produtos primários, alimentos e matérias-primas, aos países centrais, estruturas produtivas altamente especializadas e duais.
Periferia Exportadora de produtos primários A produção primária: abrange as primeiras etapas do processo produtivo.
Centro Processo de industrialização Produção secundárias: Etapas subseqüentes do processo produtivo.
“o aumento da atividade industrial fomenta a atividade primária: esta, ao contrário, não possui o poder de estimular a atividade industrial”(CEPAL, 1951, p. 49-50).
As economias periféricas