Prática de física experimental
Aula 01: Resistores e Ohmímetro Tópico 02: Código de cores para Resistores
Nesta prática utilizaremos resistores comerciais, popularmente chamados de resistências, cujos valores estão codificados em faixas coloridas e dispostas como mostra a Figura 1.
Figura 1. Um resistor (resistência) comercial • Estas faixas representam, de acordo com sua cor e sua posição, o valor da resistência indicado pelo fabricante, conhecido como valor nominal. A Tabela 1 apresenta o valor atribuído a cada cor. As faixas coloridas devem ser lidas da extremidade para o centro do resistor como indicado na Figura 2. Figura 2. Ordem de leitura e significado de cada faixa para resistores comuns (quatro faixas) e para resistores de precisão: 1% e 2% (cinco faixas).
• • Existem também resistores com seis faixas que são lidas como os que têm cinco faixas, sendo a sexta faixa indicativa do coeficiente de temperatura. O coeficiente de temperatura representa a variação da resistência em partes por milhão por grau Celsius.
1
Laboratório de Física III
• Exemplo 1:
A primeira faixa Corresponde ao primeiro dígito do valor nominal: vermelho = 2; A segunda faixa Corresponde ao segundo dígito do valor nominal: violeta = 7; A terceira faixa Corresponde a potência de dez pela qual devemos multiplicar o número formado com os dois dígitos acima: preto = 0, isto é, multiplicar por 100; A quarta faixa 2
Laboratório de Física III
Representa a tolerância no valor da resistência: ouro = 5%. Então, R = 27 Exemplo 2: com tolerância de 5%.
Então, R = 102x 103
com tolerância de 2%, ou seja, R = 102k
+ ou - 2%.
Uma especificação importante dos resistores é sua potência máxima de dissipação, acima da qual eles podem se danificar. A potência máxima é função do tamanho físico do resistor e é fornecida pelos manuais dos fabricantes. Em geral são fabricados resistores com potências de 1/8W, 1/4W, 1/2W, 1W e 2W. Os resistores que têm potências maiores do que 2W