Relatorio de fisica experimental pratica 09
Prática 09: Capacidade Térmica e Calor Específico
Resumo
O calor específico e a capacidade térmica estão diretamente relacionados, visto que a capacidade térmica é quantidade de energia que uma substancia precisa receber para variar sua temperatura, e o calor específico é a quantidade de energia que uma substância precisa receber para elevar 1°C a temperatura em 1g da substancia. Nesta prática tivemos o objetivo de determinar a capacidade térmica de um calorímetro, e o calor específico de varios solidos, tendo resultados aceitáveis de acordo com o professor e as literaturas consultadas.
Introdução
‘ O calor é uma forma de energia, que quando é fornecido a um corpo tende a aumentar sua temperatura. Quando colocamos em contatos duas substâncias com temperaturas diferentes em um ambiente isolado termicamente, depois de um certo tempo, percebe-se que a temperatura das duas substancias se torna igual. Isso se deve a troca de calor que se estabelece entre os corpos quando estão nesta situação citada acima.
Esta energia (calor) é diretamente proporcional a variação de temperatura e a massa de uma substância. Em resumo, podemos dizer que:
Essa equação é base da Calorimetria. Onde Q é o calor, m é a massa da substância, T é a temperatura, e é o calor específico da substância, que é por definição igual a quantidade de calor necessária para elevar 1°C de 1g dessa substancia. A unidade do calor específico é:
Portanto quanto maior o calor específico, mais dificl é elevar a temperatura de certa substância. ’[1]
‘Em nosso experimento o ambiente isolado termicamente será o calorímetro, que é um recipiente metálico (vaso de alumínio) protegido po um outro recipiente que é isolante térmico (isopor). A tampa possui um foro para a introdução do termomêtro digital.’ [2]
‘A capacidade térmica é a quantidade de calor que um corpo cede ou fornece para que sua temperatura varie uma unidade, sendo assim, a razão entre calor (1) e