Prática com aço
CENTRO DE TECNOLOGIA - CTEC
Laboratório de Materiais
Turma A
Barras de Aço e Fios para Concreto Armado
Ana Luísa Azevedo de Albuquerque
Daniela de los Angeles Dalmao Pereyra
Heidi Maria Pastor de Andrade
Karolinne Oliveira Coelho
Lucian Heitor Figueiredo de Miranda Tenório
Maceió – Alagoas
13 de abril de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
CENTRO DE TECNOLOGIA – CTEC
Barras de Aço e Fios para Concreto Armado
Relatório do experimento acima citado realizado no Laboratório de Estruturas e Materiais da Construção Civil (LEMA), sob a orientação da professora Karoline Melo, como requisito para avaliação da disciplina Laboratório de Materiais.
Maceió, 2012
Sumário
1. Introdução 1 2. Objetivo 1 3. Procedimentos 2 4. Resultados e Análises 4 5. Conclusão 5 6. Referências Bibliográficas 6
Introdução
O aço é uma liga metálica de ferro com um percentual de participação do carbono, que lhe confere maior ductilidade, permitindo que não se quebre quando é dobrado para a execução das armaduras.
Dependendo da bitola e do processo de fabricação, é classificado como barra de aço produtos de diâmetro nominal 5,0 mm ou superior, obtidos exclusivamente por laminação quente, e classificam-se como fios os produtos com bitola de até 10 mm ou inferior, obtidos por trefilação ou equivalente.
Os fios e barras de aço, utilizados nas estruturas de concreto, são classificados em categorias, conforme o valor característico da resistência de escoamento. Onde, de acordo com este valor da resistência de escoamento, as barras de aço são classificadas nas categorias CA-25 e CA-50, e os fios de aço na categoria CA-60.
Objetivo
Verificar se as barras e fios ensaiados estão em conformidade com as condições exigíveis na fabricação de barras e fios de aço regulamentadas pela NBR 7480 (Barras e fios de aço destinados para armadura de concreto).
Procedimentos
3.1) Ensaio de Tração
Para