Relatório experiência prática A1
Experiência prática realizada com o intuíto do estudo da preservação do Momento Linear através do estudo da colisão unidimensional.
Momento Linear: - O momento linear (também chamado quantidade de movimento) de um corpo é definido como o produto da sua massa pela sua velocidade.
No caso de termos um sistema com vários corpos, o momento linear do sistema é igual à soma (vetorial) dos momentos lineares de cada corpo.
Colisão Unidimensional: - Quando dois corpos colidem como, por exemplo, no choque entre duas bolas de bilhar, pode acontecer que a direção do movimento dos corpos não seja alterada pelo choque, isto é, eles se movimentam sobre uma mesma reta antes e depois da colisão. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma colisão unidimensional.
Materiais utilizados:
1- Uma Rampa de madeira com pedestal e regulagem de altura.
2- Um prumo
3- Uma esfera de aço com m=16,32g
4- Uma esfera de vidro com m=5,85g
5- Uma trena
6- Folhas de ofício
7- Uma folha de papel carbono
Montagem do equipamento: A rampa foi posta perpendicularmente a superfície de apoio, com o prumo pudemos medir o ponto de origem da rampa no eixo “x” . Em cima da superfície de apoio foi colocado as folhas de oficio e sobre essas, a folha de papel carbono. Com o auxilio da trena, pudemos medir que a altura da rampa em relação a superficie era de 37cm.
1ª parte: Calcular o momento linear da esfera de aço, sozinha.
Abandonando a esfera de aço no inicio da rampa, 5 vezes consecutivas, tendo como origem o final da rampa e começando a analisa-la somente a partir daí, conseguimos observar que a distância média percorrida horizontalmente pela esfera foi de 28,5cm.
Utilizando a equação de queda livre e isolando o tempo, substituímos esse tempo na equação de MRU e isolamos a velocidade, conseguindo assim chegar que Vx=1,0371m/s.*
Cálculo do momento linear:
P=m(aço)xV(inicial)
P=0,01692kg x 1,0371m/s
P=0,01692kg.m/s
2ª parte: Calcular o momento linear das esferas de