Minhas pesquisas
A dinâmica de grupo, como um vasto campo de conhecimentos e de realidades, abrange grandes conjuntos que diferem entre si e que sofrem, por sua vez, duas grandes subdivisões.
Conjuntos de fenômenos psicossociais e de leis que regem tais fenômenos
Os fenômenos psicossociais produzem-se nos chamados pequenos grupos (grupos restritos) e são regidos por leis naturais.
Conjunto de métodos, técnicas, orientação didática
Permitem atuar sobre a personalidade por meio dos grupos. De outro lado, tais métodos permitem que os pequenos grupos atuem sobre organizações sociais mais amplas.
Relações que se estabelecem entre os grupos primários e seu meio
As ações e reações que se travam entre um grupo como realidade coletiva e o meio social, bem como a situação em que o grupo se encontra, vão influenciar no comportamento de seus membros.
Assim, se uma favela se instala nas proximidades de um bairro de classe A, que é hostil ao grupo social “ favela”, a situação de ambos –bairro favela – vai influir na conduta de uma e de outra partes.
Numa escola, existe conflito entre o departamento de didática e o setor administrativo-empresarial, o que cria uma situação de conflito para ambos os serviços; isto ira repercutir nos comportamentos individuais dos elementos do grupo e, por sua vez, no comportamento coletivo.
Numa empresa , esse conflito poderá verificar-se entre o setor de recursos humanos e o setor de serviços de produção; a atuação dos dois setores ira interferir no comportamento dos elementos que participam de ambos os grupos.
Diferentes interpretações da expressão dinâmica de grupo
A expressão dinâmica de grupo tem servido a uma serie de interpretações distintas . Vejamos a seguir.
A expressão tem servido a ideologia politica, que acentua a importância da liderança democrática, a participação dos membros de um grupo nas decisões e na solução de problemas. A expressa lança a ideia de co-participação, como principio fundamental