Estruturas de concreto
Definição Nomenclaturas
Armação
Sistematização Aquisição
Escolha do Fornecedor Pedido de Compra Recebimento Controle Tecnológico do Material Aceitação Transporte Armazenamento
Práticas Recomendadas
Corte Dobra Pré-Montagem Montagem
Conclusão
Conceitos Sistematização Aquisição Práticas Recomendadas Conclusão
Manual de Estruturas
1ARM
2ARM
Manual de Estruturas
Armação
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitados numa edificação. Nessa lógica, durante a realização do cálculo estrutural, as regiões sujeitas aos esforços de tração devem ser armadas. Por exemplo, no caso de lajes simplesmente apoiadas, sob a ação de cargas verticais dirigidas de cima para baixo, a armadura deve ser colocada na face inferior da laje.
Conceitos
Nota
Armação ou Armadura? Armação: conjunto de atividades relativas à preparação e posicionamento do aço na estrutura. Armadura: associação das diversas peças de aço, formando um conjunto para um determinado componente estrutural.
O trabalho solidário do concreto com o aço é possível graças às compatibilidades física e química que ocorrem entre os dois materiais: Compatibilidade física o aço e o concreto possuem deformações próximas durante as variações térmicas. Compatibilidade química o aço não se corrói com o ambiente alcalino do concreto. Além disso, para que o concreto e o aço trabalhem solidariamente, resistindo aos esforços a que são submetidos, deve haver uma aderência entre os dois materiais. Essa aderência é garantida através de ligação mecânica, propiciada pela rugosidade das barras de aço e também pela introdução de mossas e saliências na superfície das barras. Durante a execução, deve-se tomar o cuidado para que as armaduras sejam totalmente cobertas pelo concreto, para evitar a corrosão do aço.
Aço beneficiado