Prudente José de Morais Barros
História III
Andréa Silva 912213433
Carlos Eduardo M. Gonçalves 912205635
Fábio de O. Pereira 912207677
Vanessa Silva 912203710
Prudente José de Morais Barros
São Paulo
2013
Introdução:
Antes de falarmos sobre os aspectos que envolvem a gestão do Presidente Prudente de Morais é de grande importância a análise do contexto econômico social e político do Brasil no período que ficou convencionalmente denominado República Velha ou tão somente República de Oligarquias que vai da Proclamação da República em 1891 por Deodoro da Fonseca até à Revolução de 1930.
Prudente de Morais esteve no poder do período de 1894-1898, porém as dificuldade econômicas enfrentadas nesse período deve-se as decisões tomadas na gestão anterior, devido o processo econômico do Encilhamento que trouxe grave crise econômica ao período, somados os investimentos para a pacificação da Revolução Federalista no Rio Grande do Sul e principalmente pela resistência imposta pela Revolta de Canudos em 1896 liderada por Antônio Conselheiro.
Conclui-se que a solução federalista, adotada pela Constituição de 1891, que deu autonomia aos estados, não estabeleceu como devia a igualdade entre os membros da federação. Ao contrário, criou a oportunidade para que os grandes Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, capital da República, para que controlassem o poder federal, segundo seus próprios interesses. No caso da imensa maioria da população que dependiam direta ou indiretamente da economia cafeeira, considerando também os setores urbanos em desenvolvimento, esses ficaram marginalizados e sofriam com as desigualdades sociais do período.
Biografia:
Prudente de Morais nasceu no dia 4 de outubro de 1841, na cidade de Itu, estado de São Paulo. Após a perda de seu pai, ainda na infância, mudou-se com a família para a atual cidade de Piracicaba, na época chamada de cidade da Constituição, no interior de São