Provisões
Nome:__________________________________________
Número:_________________________________________
Turma:__________________________________________
Curso:___________________________________________
1 - Provisões
Provisões são estimativas de obrigações ou de perdas de ativos. As estimativas podem se referir ao valor da obrigação ou da perda ou então à própria existência efetiva da obrigação (no caso dos passivos contingentes).
Logo, existem dois grupos de provisões:
a) as que representam estimativas de perdas de ativos ou retificações destas contas, b) e as que são indicativas de existência de obrigações estimadas, que se classificam então no Passivo Circulante ou no Passivo Não Circulante.
2 - Provisão como retificação de ativos
2.1 - Provisão para depreciação, amortização ou exaustão
Pode acontecer de a provisão não aparecer com esse nome (provisão), como é o caso, por exemplo, das depreciações. Estas, assim como as amortizações e exaustões, representam parcelas do custo de aquisição que tenham sido "perdidas" em decorrência do uso dos ativos a que se referem, ou como conseqüência de redução de valor econômico devido a novas tecnologias que tornam esses bens obsoletos, ou, ainda, pela própria utilização e retirada da parte dos recursos naturais consumidas etc.
Essas contas são, talvez, mais costumeiramente conhecidas por "Depreciações, Amortizações e Exaustões Acumuladas", mas, mesmo que não contenham a palavra provisão, são verdadeiras e genuínas provisões, por representarem estimativas de perdas de valor já baixadas para o resultado ou para o custo dos produtos elaborados.
Além disso, tais provisões ou valores acumulados são, nos balanços, apresentados como retificações dos ativos a que dizem respeito, diminuindo seus saldos exatamente por tal característica, isto é, pelo fato de representarem a parcela baixada de tais bens. Logo, devem sempre aparecer como reduções de ativo e nunca como