Galileu galilei e a astronomia
Galileu nasceu em Pisa, dia 18 de Fevereiro de 1564, filho de Vincenzo Galilei, comerciante, músico e matemático. A família se mudou para Florença quando Galileu ainda era jovem, e foi em um mosteiro Fiorentino que ele começou seus estudos. Galileu desde cedo demonstrou facilidade para matemática e interesse em mecânica, mas seu pai, inabalável, o encaminhou a campos mais úteis, de forma que Galileu entrou para a Universidade de Pisa em 1581, aos 17 anos, para estudar medicina. Porém, cinco anos mais tarde, persuadiu seu pai a permitir que deixasse a universidade sem ter obtido o diploma, e retornou a Florença para estudar e ensinar matemática.
Tudo o que era conhecido e ensinado sobre ciência e filosofia natural provinha do grande filósofo grego Aristóteles (384 a.C - 322 a.C), cujos livros foram introduzidos na Europa cristã através dos Árabes, e desde então suas teorias começaram a ser aceitas com uma autoridade indiscutível.
Aristóteles propunha que a natureza, a sociedade e os indivíduos deveriam ser estudados sob um olhar bastante minucioso, racional e lógico, classificando-os de uma forma didática. Em Astronomia, Aristóteles descreve um Universo esférico e finito, tendo a Terra como centro, composta por quatro elementos definidos pela Alquimia: terra, ar, fogo e água, cada um dos quais com seu lugar adequado, determinado por sua “gravidade específica”, e que se movem em linha reta para o lugar que lhes corresponde, o centro do Universo (centro da Terra). Os céus, porém, movem-se de forma natural, infinita e imutável, seguindo um complexo movimento circular, pois têm em sua composição um quinto