As personagens de memorial do convento
Personagens
Disciplina de Português
Na disciplina de Português no módulo 12, a professora Maria João Teles propôs a realização de um trabalho escrito que tem como tema principal o “Memorial do Convento”, dividindo esse tema em subtemas por grupos de trabalho. O nosso grupo vai abordar o tema “Personagens”. Esta obra contém 17 personagens: Personagens principais – D. João V (protagonista), Rainha D. Maria Ana Josefa, Domenico Scarletti, Baltazar e Blimunda (personagens fictícias), Padre Bartolomeu, Lourenço de Gusmão, o Povo e o Clero; Personagens secundárias – Sebastiana Maria de Jesus, João Francisca e Marta Maria, Álvaro Diogo e Inês Antónia, Gabriel, João Elvas, D. Nuno da Cunha, Frei António de São José, Frei Boaventura de São Gião, Infante D. Francisco e Infante D. Maria Bárbara. Iremos fazer a descrição das personagens uma a uma, com todos os seus aspectos, físicos, psicológicos e o que representam na obra.
Rei de Portugal de 1706 a 1750, era um grande amante de prazeres humanos;
Era vaidoso, egocêntrico e megalómano ; Rico e poderoso - não sabe o que fazer com tanta riqueza; Arrogante - a vontade do rei é divina; Tem " medo de morrer” ; Este é o religioso fanático que quer deixar como marca do seu reinado uma grandiosa e magnifica obra - o Convento de Mafra; Este é construído sob o pretexto de que cumpre uma promessa feita ao clero, (classe que "santifica" e justifica o seu poder); A sua relação com a rainha era quase animalesca; É uma personagem que assiste ainda aos autos-de-fé.
A rainha era uma mulher que se libertava da sua condição nobre para assumir a feminilidade através do sonho; Era uma mulher passiva e insatisfeita que vivia num casamento baseado na aparência; D. Maria Ana Josefa vivia com um sentimento de culpa, pois sentia uma atracção pelo cunhado D. Francisco; Vivia num ambiente repreensivo, com proibições que comandavam a sua existência;
É nos sonhos que explora a