provas piajetianas
Conservação de números – Essa prova apresenta a criança 22 fichas, sendo 11 azuis e 11 vermelhas. Pede-se que a própria criança efetue a contagem total, logo após enfileiramos as fichas lado a lado de acordo com a sua cor, neste momento elas ocupam espaços iguais e perguntamos a criança qual delas está em maior numero. Depois espalhamos as fichas azuis de modo a parecer ocupar mais espaço e mantemos as vermelhas na posição inicial e perguntaremos a criança qual ela acredita estar em maior numero e por que.
Giovanna: Efetuou a contagem devagar e em silêncio, acertou o número exato de fichas e fez diferenciação das cores. Teve a percepção de que ocorreu mudança nas disposições das fichas e acreditou que houvesse modificação também no numero de fichas apenas com as fichas vermelhas.
Ludmila: Realizou uma contagem organizada e em voz alta, acertou o numero de fichas e fez a diferenciação das cores, porem mesmo com as fichas enfileiradas lado a lado e de maneira uniforme ela acreditou haver mais fichas vermelhas do que azuis. Quando houve mudança na posição das fichas azuis, aumentando o espaço entre elas, ela acreditou que essas por sua vez, eram maioria.
Jean: Fez uma contagem rápida e em voz alta, contou uma ficha a menos totalizando 21 fichas. Realizamos mudanças de posição com as fichas azuis e as vermelhas, fazendo com que ora ocupasse mais espaço na mesa, ora não. Em ambas situações ele respondeu que a ficha mais numerosa era aquela que aparecia mais distantes uma das outras na mesa.
Conservação de matéria – Essa prova apresenta a criança duas bolinhas de cores distintas feitas com massinha de modelar e de mesmo tamanho. Ao modificar o formato da massinha da bolinha rosa, por exemplo, mantendo a forma da amarela, questionamos a criança quanto a quantidade de massinha que cada uma possui e o porque.
Giovanna: Ela igualou as bolinhas de massinha para que