Relatorio - metodo clinico
“Todo o método de estudo está relacionado com os problemas que se querem resolver. Estes problemas estão orientados pelas perspectivas epistemológicas que podem ser mais ou menos explicitas. As hipóteses de Piaget são o interacionismo e o construtivismo, neste contexto, o Método Clínico se situa nesta perspectiva.” (Parrat, 1998)
O Método Clínico Experimental de Jean Piaget apresenta-se aqui como possibilidade investigativa do nível de pensamento da criança e seu potencial criativo e cognitivo. Conhecer o nível de pensamento de uma criança é importante pois, nos dá a possibilidade de interferências criativas, pela visão construtivista, provocando com reflexões as desacomodações necessárias para avançar aos níveis subseqüentes de pensamento.
Das experiências piajetianas, optei em aplicar a “Conservação de quantidades”. A conservação é uma noção operatória que permite à criança compreender que alterações de forma não causam alterações da quantidade, do peso ou do volume.
Metodologia: O Método Clínico não resume-se em conversas com crianças. Considerando que é um método para investigar como elas pensam, percebem e agem, embora seja usado a entrevista verbal, a essência do método não está na entrevista, mas sim na elaboração das atividades do experimentador e na interação do sujeito.
A riqueza de situações que podem ser incluídas nas entrevistas, faz deste método um instrumento de avaliação dinâmico, interessante, revelador, criativo e reflexivo tanto para o entrevistador, como para o entrevistado.
O período operatório é o estágio que subdivide-se em:
Período pré-operatório ou