Provas antigas klein
FASE 2 DE 2001. DATA: 30/07/2001 – Prof. Aloisio N. Klein, Dr.-Ing.
1) Suponha os elementos químicos Magnésio e Oxigênio. O Magnésio tem número atômico 12 e massa atômica 24,31. O Oxigênio tem número atômico 8 e massa atômica 16,00. a) Quais os tipos de ligações químicas possíveis de se formar com estes elementos (magnésio com magnésio; oxigênio com oxigênio; magnésio com oxigênio)? (1,0 ponto) b) Quais as diferenças básicas em termos de propriedades dos produtos formados no item a acima? (1,0 pontos) c) Qual a massa em gramas de um mol de óxido de magnésio? (0,5 pontos) d) Sabendo que a densidade do óxido de magnésio é 3,6 g/cm3, calcule o volume ocupado por 1 mol de óxido de magnésio? (1,5 pontos)
2) O módulo de elasticidade de um dado tipo de aço é de 210.000 N/mm2. Qual a deformação elástica que sofre um arame deste aço com diâmetro de 5,17mm, quando aplicamos uma tensão de 400 N/mm2 ? (1,0 ponto)
3) Um determinado material cerâmico, ensaiado de acordo com a norma ISO (International Standart Organization) apresentou uma resistência à ruptura por flexão de 560 N/mm2. Segundo a norma, o corpo de prova com secção quadrada de 10mm x 10mm, é ensaiado por flexão em três pontos, com 25 mm entre os apoios. Calcule a carga (força) em N, para a qual o corpo rompeu? (1,0 pontos)
(rup = 3QL / 2bh2 (para secção retangular)
(rup = 2,546QL / D3 (para secção circular)
4) Obtemos um material compósito quando misturamos fases com propriedades muito distintas, insolúveis entre si. Por exemplo, a mistura de uma fase cerâmica com uma fase metálica, como é o caso do metal duro. Para a produção do metal duro misturamos pó de carbeto de tungstênio (WC) com pó do metal cobalto. A mistura dos pós é convertida em peças pela compactação em uma matriz (aplicação de carga, ou seja, pressão). Estas peças são submetidas a um tratamento térmico chamado sinterização, no qual as