Prova N2 - Antropologia e Cultura Brasileira
Texto 1:
Somos todos juntos uma miscigenação/ E não podemos fugir da nossa etnia/ Índios, brancos, negros e mestiços/ Nada de errado em seus princípios/ O seu e o meu são iguais/ Corre nas veias sem parar/Costumes/ é folclore, é tradição (...).
(Música/Letra: Etnia; composição: Chico Sciense).
De acordo com o texto 1 que apresenta a composição de Chico Sciense como referência inicial, julgue as opções abaixo que se referem ao termo povo brasileiro como “novo povo” na visão do antropólogo Darcy Ribeiro. Nessa perspectiva, podese dizer que o povo brasileiro é um “novo povo”, porque:
I. constitui uma nova unidade étnico-cultural.
II. constitui um novo sentimento de pertencimento ao “ser” brasileiro, dando origem ao que foi denominado de brasilidade.
III. foi originado a partir do processo de desafricanização do negro, desindianização do índio e da deseuropeização do branco.
IV. produz uma nova cultura sincrética e singular.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Correta:
e) I, II, III e IV
Feedback
da resposta:
As asserções estão todas corretas: “O povo brasileiro é um novo povo porque constituiu uma nova unidade étnico-cultural”; “O povo brasileiro é um novo povo a partir do momento que se constituiu um novo sentimento de pertencimento ao “ser” brasileiro, dando origem ao que foi denominado de brasilidade”; “O povo brasileiro é um novo povo que foi originado a partir do processo de desafricanização do negro, desindianização do índio e da deseuropeização do branco” e “O povo brasileiro é um novo povo porque produziu uma nova cultura sincrética e singular”.
Pergunta 3
Texto 1
É o tipo de patrimônio que abarca os rituais e festividades que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade e de outras práticas da vida social.
Texto 2
É o tipo de patrimônio que abarca os conhecimentos e modos de fazer que estão enraizados no dia-a-dia das comunidades.
Os textos 1 e 2 fazem referência à tipologia do