artigo do PC
1. Fundamentação teórica
Reações químicas que ocorrem em solução aquosa são comuns tanto em laboratório como no mundo ao nosso redor. Quando soluções aquosas de dois eletrólitos diferentes são misturadas, é frequente a precipitação de um sólido insolúvel. Para identificar o sólido deve-se saber quais são os compostos iônicos solúveis em água e quais são insolúveis. Quando um sólido iônico se dissolve em água há uma forte interação entre as moléculas polares da água e os íons carregados que formam o sólido. O grau de solubilização depende de um balanço entre duas forças, ambas elétricas em natureza.
A de atração entre as moléculas da água e os íons do sólido, a qual tende a trazer o sólido para a solução. Se este fator predomina, espera-se que este composto seja muito solúvel em água.
A força de atração entre íons de cargas opostas que tende a mantê-lo no estado sólido. Se este é o fator principal, espera-se que a solubilidade em água seja baixa.
2. Objetivos
Prever, com auxílio da tabela de solubilidade, as reações que ocorrem com formação de precipitado.
Identificar o ligante na reação de complexação.
3. Procedimento 3.1 Reações iônicas
a. Transferir, com auxílio de uma pipeta graduada, 3,00 mL de cada solução para um tubo de ensaio limpo e seco, como indicado abaixo. Observar
Hidróxido de amônio + Nitrato de ferro (III)
NH4OH Fe(NO3)3
Nitrato de chumbo + Iodeto de potássio
Pb(NO3)2 KI
Sulfato de cobre (II) + Cloreto de bário
CuSO4 BaCl2
Hidróxido de amônio + Ácido clorídrico
NH4OH HCl
Hidróxido de sódio + Cloreto de bário
NaOH BaCl2
Cloreto de ferro (III) + Hidróxido de sódio
FeCl3 NaOH
Cromato de potássio + Cloreto de bário
K2CrO4 BaCl2
b. Para cada reação química realizada escrever a equação molecular, equação iônica completa e a equação iônica líquida, todas