PROVA DO CURSO
1. O que é Revelação segundo a Bíblia?
2. O que é Inspiração da Bíblia? Justifique biblicamente a resposta.?
3. Descreva sucintamente sobre as teorias da Inspiração da Bíblia?
4. O que é um atributo quando relacionado a Deus?
5. O que é atributo natural de Deus? Usando a Bíblia, mencione cinco deles.
6. O que é atributo moral de Deus? Usando a Bíblia, mencione cinco deles.
7. Defina o que é Trindade?
A doutrina cristã de Deus é caracterizada por sua ênfase numa divindade de três em um, ou seja, a coexistência eterna do Pai, Filho e Espírito Santo na vida pessoal eterna da divindade. A trindade, portanto, são três pessoas eternamente inter-constituidas, inter-relacionadas, inter-existentes e, por conseguinte, inseparáveis dentro de um único ser e de uma única substancia e essência. Dt 6:4; Is 43:10; 44:6; 45:5. O Deus único, o tema de toda revelação divina é auto-revelado como a Bíblia autoritariamente ensina – como Pai invisível (de quem procede toda revelação), o Filho (que media e objetivamente encarna esta revelação em uma manifestação histórica) e o Espírito Santo (que é divinamente derramado e subjetivamente aplica essa revelação aos homens).
8. Justifique biblicamente a existência da Trindade no Velho e no Novo Testamento.
Assim diz o SENHOR, rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos exércitos: “Eu sou o primeiro e o ultimo, e além de mim não há Deus.”
O Antigo Testamento insiste constantemente em que há somente um Deus, o auto-revelado Criador, que deve ser adorado e amado com exclusividade (Dt 6:4, 5; Is 44:6; 45:25), O Novo Testamento confirma-o (Mc 12:29,30; 1 Co 8:4; Ef: 4,6; 1 Tm 2:5), porém fala de três agentes pessoais, Pai, Filho e Espírito Santo, que operam juntos em forma de equipe para efetivar a salvação (Ef 1:3-14; 2 Ts 2:13,14; 1 Pe 1:2).
Em Genesis 1 e 26 deixa bem claro a operação da Trindade na criação do homem. João 1 e 1 confirma a existência da Trindade. A revelação no Antigo Testamento era perfeita,