Prova de voleibol
METABOLISMO DO POTÁSSIO EM CRIANÇAS DESNUTRIDAS MARASMÁTICAS DURANTE A RECUPERAÇÃO DA DESIDRATAÇÃO POR DIARRÉIA
ARY LOPES CARDOSO1 GIUSEPPE SPEROTTO 2 FRANCISCO R. CARRAZZA 3
RESUMO Foram efetuados balanços de potássio em 7 crianças com desnutrição tipo marasmo durante 6 dias consecutivos, desde o início do tratamento parenteral da desidratação por diarréia aguda, com o objetivo de estabelecer as necessidades mínimas de potássio a serem fornecidas nessa fase do tratamento do distúrbio hidroeletrolítico agudo. A retenção média de potássio
ao final do estudo foi de 8,4 mEq/kg e a retenção média do potássio "livre de nitrogênio" foi de 6,2 mEq/kg, sugerindo uma depleção real de potássio nestas condições. A análise da concentração muscular seriada de potássio durante o estudo não apresentou diferenças significativas. As necessidades médias de manutenção de potássio para a cobertura das perdas foram, na situação estudada, ao redor de 2,5 mEq/kg/dia.
Após seus estudos clássicos de balanço, em 1946, Darrow recomendou a utilização rotineira de potássio no tratamento da criança eutrófica desidratada por diarréia. Apenas com esse procedimento terapêutico houve redução significativa da mortalidade 6 , justificando sua utilização rotineira 7 ' 8> 14> 15. Posteriormente, outros estudos confirmaram a importância do potássio na terapêutica da desidratação 15> 2 0 - 2 5 e, atualmente, os esquemas fluidoterápicos, mais utilizados na prátiInstituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de edicina da Universidade de São Paulo. 1 Assistente do Laboratório de Investigação e Unidade de Metabologia. 2 Professor Livre-docente de Pediatria da FMUSP, Chefe do Laboratório de Investigação e Unidade de Metabologia. 3 Professor Livre-docente de Pediatria da FMUSP. Assistente do Laboratório de Investigação e Unidade de Metabologia. Aceito para publicação em 29 de dezembro de 1978.
ca 7> 15 baseiam-se nas recomendações originais de Darrow 5' 6. O estudo do