Historia economica do brasil
A extremidade meridional que que constitui o Brasil entrará para a historica administrativa e politica da colônia no final do sec XVII. Antes disso era um territorio muito disputado entre espanhois e portugueses e nao tinha outra forma de ocupar a nao ser a militar. No final do séc. XVII as fronteiras meridionais do Brasil se conservavam como desconhecidas, indecisas, descuidadas, umas local que nao tinha interesse, por isso ninguem fixou, ai se tornou local de possessoes dos espanhois e portugueses. Mas logo depois o rei de Portugual preocupado com suas colonias tratou de fixar-lhe as fronteiras.
Um grande vacuo separava as duas , todo o território a leste do rio Paraná, permanecia de-serto e inocupado, embora fosse percorrido intermitentemente, desde princípios do séc. XVII, pelas bandeiras paulistas preadoras de índios.
Em 1680, uma expedição parti-da do Rio de Janeiro vai plantar a bandeira portuguesa e com ela uma forte guarnição militar e nessa mesma data foi fundada tambem a famosa Colônia do sacramento, hoje é uma cidade uruguaia, onde foi causa de muitas disputas entre portugueses e espanhois, depois brasileiros e argentinos. Os portugueses acabarão ficando sem a colônia, mas a localização do conflito permitiu que eles ocupassem o territorio que fica no norte, que se incorpora no Brasil. Além das tropas destacadas para a defesa, uma corrente de povoadores oriunda de São Paulo se irá estabelecendo no terri-tório que hoje forma o Rio Grande do Sul.
A base econômica da colonização do Extremo-Sul era a pecuária, onde, os grandes campos tinham uma vegetação herbosa que os favorecia, assim o gado multiplicava-se muito rapido e o que a pricipio parecia abandonado foi muito bom, que nem em outras regioes foi tão bom quanto na região da Colônia.
A agricultura somente se estabeleceu em pequenos setores próximos do litoral, nesses pontos foi tentado um sistema de colonização, para que