Prova de mecânica dos solos
1) Uma camada de argila saturada com 4 m de espessura está abaixo de 5m de areia e o lençol de água está 3m abaixo da superfície. Os pesos específicos saturados da argila e da areia são 19 e 20KN/m³, respectivamente; acima do lençol de água, o peso específico da areia é 17kN/m³. Faça um gráfico que mostre a variação dos valores da tensão vertical total e da tensão vertical efetiva em relação à profundidade
2) Um terreno é constituído de uma camada de areia fina fofa, com γn = 17KN/m³, com 3m de espessura, acima de uma camada de areia grossa compacta, com γn = 19KN/m³ e espessura de 4m, apoiada sobre um solo de alteração de rocha, como se mostra na figura. O nível d’água se encontra a 1m de profundidade. Calcule as tensões verticais no contado entre a areia grossa e o solo de alteração, a 7m de profundidade.
3) No terreno do exercício 2, se ocorrer uma enchente que eleve o nível d’água até a cota +2m acima do terreno, quais seriam as tensões no contato entre a areia grossa e o solo de alteração de rocha? Compare os resultados.
4) Recalcule as tensões efetivas dos exercícios 2 e 3, empregando os pesos específicos submersos.
5) (Petrobras/2008) Uma lagoa tem uma lâmina de água de 4,0m acima de um fundo de argila. A camada de argila tem uma espessura de 3,0m e apóia-se sobre uma areia média de 4,0m, a qual, por sua vez, é sobrejacente à rocha impermeável. Considere as seguintes etapas:
a) inicialmente, antes do depósito de qualquer sedimento;
b) após um depósito de 2,0m de areia fina siltosa;
c) após drenagem da lagoa até sua base, mantendo-se a espessura de 2,0m do sedimento lançado.
Os pesos específicos são definidos na tabela a seguir:
A partir das informações acima, calcular:
I – A tensão efetiva na etapa (a), no fundo da camada de areia;
II – A tensão efetiva na etapa (b), no topo da camada de argila;
III – A tensão efetiva na etapa (b), no fundo da camada de areia;
IV – A tensão efetiva na etapa