Técnicas microbiológicas
CURSO TÉCNICO SUBSEQUENCIAL EM MEIO AMBIENTE
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
MANAUS – AM
2008
BRUNNO FERNANDES
JANAÍNA BRASIL
JAQUELINE
LUCIANE SILVA
MARIA DE FÁTIMA
TÉCNICAS DE PREPARO DOS TUBOS MÚLTIPLOS: LST PRESUNTIVO
Relatório sobre as técnicas de prepraro dos tubos múltiplos: LST presuntivo, da disciplina de Microbiologia apresentada como um dos requisitos para aprovação da mesma, no Curso Técnico Subsequêncial em Meio Ambiente do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas.
Professoras: Margareth e Sônia
MANAUS – AM
2008
APRESENTAÇÃO
Neste relatório serão abordadas técnicas de análises de água para realização do teste presuntivo com o Caldo Lauril Sulfato Triptose (LST), e confirmativo com o Caldo Verde Brilhante (CVB) para Coliformes Totais e o Caldo EC (CEC) para os Coliformes Fecais ou Termotolerantes, como também o teste de presença/ausência (P/A).
DETERMINAÇÃO DE COLIFORMES TOTAIS E COLIFORMES FECAIS OU TERMOTOLERANTES
GRUPO COLIFORMES TOTAIS
O grupo dos coliformes totais inclui as bactérias na forma de bastonetes Gram negativos, não esporogênicos anaeróbios facultativos, capazes de fermentar a lactose com produção de gás, em 24 a 48 horas a 35°C. O grupo inclui cerca de 20 espécies, dentre as quais encontram-se tanto bactérias originárias do trato gastrintestinail de humanos e outros animais de sangue quente, como também diversos gêneros e espécies de bactérias não entéricas. Por essa, razão sua enumeração em água e alimentos é menos represantitiva, como indicação de contaminação fecal, do que a enumeração de coliformes fecais ou E. coli.
GRUPO COLIFORMES FECAIS OU COLIFORMES TERMOTOLERANTES
A definição é a mesma de coliformes totais, porém, restringindo-se aos membros capazes de fermentar a lactose com produção de gás, em 24h a 44,5-45,5°C. Esta definição objetivou, em princípio,