Proj Geométrico Estradas
Mecânica dos Solos II
Prof. M. Marangon
RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS
Figura 5. 14 – Exemplo de determinação das tensões principais obtidos para um corpo de prova ensaiado no ensaio de cisalhamento direto
5.5 – Ensaio de compressão triaxial
Esses ensaios são os mais utilizados na atualidade por suas condições de aparelhagem, mais refinadas, capazes de garantir uma impermeabilização total da amostra, controle absoluto da drenagem e medida do valor da pressão neutra.
O Professor Carlos de Souza Pinto (PINTO, 2000) descreve o procedimento básico do ensaio triaxial, a saber:
O ensaio de compressão triaxial convencional consiste na aplicação de um estado hidrostático de tensões e de um carregamento axial sobre um corpo de prova cilíndrico do solo. Para isto, o corpo de prova é colocado dentro de uma câmara de ensaio, cujo esquema é mostrado na figura 5. 15, e envolto por uma membrana de borracha. A câmara é cheia de água, à qual se aplica uma pressão, que é chamada pressão confinante ou pressão de confinamento do ensaio.
A pressão confinante atua em todas as direções, inclusive na direção vertical. O corpo de prova fica sob um estado hidrostático de tensões.
116
Faculdade de Engenharia – NuGeo/Núcleo de Geotecnia
Mecânica dos Solos II
Prof. M. Marangon
RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS
O carregamento axial é feito por meio da aplicação de forças no pistão que penetra na câmara, caso em que o ensaio é chamado de ensaio de deformação controlada. A carga é medida por meio de um anel dinamométrico externo, ou por uma célula de carga intercalada no pistão. Este procedimento tem a vantagem de medir a carga efetivamente aplicada ao corpo de prova, eliminando o efeito do atrito do pistão na passagem para a câmara.
Figura 5. 15 - Corpo de prova dentro de uma câmara de ensaio, submetido às tensões de confinamento e axial
Como não existem tensões de