prova de historia
1. Leia o texto e observe a charge.
Política do café com leite
Damos o nome de política café com leite ao arranjo político que vigorou no período da história do Brasil conhecido como República Velha. O mesmo se baseou em uma espécie de acordo entre as oligarquias das províncias de São Paulo e Minas Gerais e o governo federal no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos paulistas e mineiros fossem eleitos à presidência.
A) Quem seriam os homens representados?
___________________________________________________
B) Que estados os homens à cavalo representam?
___________________________________________________
2. O que você entende da política do café com leite? Escreva seu comentário.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Pesquise no dicionário a palavra jagunço.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4. Leia o texto, analise, observe o cartaz abaixo e responda.
VOTO DE CABRESTO
Ficou popularmente conhecido como voto de cabresto o sistema tradicional de controle de poder político por meio do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública para favorecimento pessoal ou de simpatizantes políticos.
Também eram comuns as fraudes nas eleições, como um mesmo eleitor votar várias vezes ou votar em nome de uma pessoa falecida.
A) Quem seriam as personagens representadas?