prova de epidemiologia
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
LETICIA DIÓGENES OLÍMPIO – 20121045040611
EPIDEMIOLOGIA AMBIENTAL – GERMANA MARINHO
Questões para estudo
1. Quais são as três medidas epidemiológicas de ocorrência de doença e como se relacionam?
Várias medidas da ocorrência de doenças são baseadas nos conceitos fundamentais de incidência e prevalência. Dentre elas, população de risco (indivíduos que podem vir a ter a doença); letalidade (índices de mortalidade infantil e adulto); morbidade.
2. A taxa de prevalência é uma medida útil da frequência do diabetes tipo 2 (não insulinodependente) em diferentes populações? Quais são as possíveis explicações para as diferenças na prevalência de diabetes indicadas na tabela 2.3?
A taxa de prevalência pode ser determinada por muitos fatores não relacionados à causa da doença, porém é útil no planejamento dos serviços de saúde. Essa tabela mostra a importância dos fatores sociais e ambientais na determinação dessa doença.
3. Qual é o risco atribuível na população ou a fração atribuível (proporção) para fumantes no exemplo da Tabela 2.4?
Na tabela 2.4 existe a relação entre hábito de fumar e a taxa de incidência de acidente vascular cerebral (AVC) entre as mulheres (30-55 anos) ao longo de 8 anos de observação. Com isso, A taxa de densidade de incidência de acidente vascular cerebral para toda a população foi de 30,2 por 100 mil pessoas/ano de observação; a taxa foi maior entre as mulheres fumantes do que entre as não fumantes e intermediária entre as ex fumantes.
4. Quais medidas são utilizadas para comparar a frequência de doenças nas populações e que informações elas fornecem?
A densidade de incidência, incidência cumulativa, duração média, prevalência e letalidade. Esses dados fornece quantidade de ocorrência de doença em um dada quantidade de tempo.
5. O risco relativo para câncer de pulmão associado ao fumo passivo é baixo, mas o risco