Prova Brasil, Provinha Brasil, SAEB
Para melhorar a qualidade de ensino é imprescindível que as praticas docentes sejam de qualidade, sempre buscando recursos, meios e propostas que instigue despertando o interesse dos alunos, mas só isso não é suficiente, precisa- se de estrutura, espaço físico e interesse, tanto por parte dos docentes, quanto dos alunos, da família, quanto do governo.
Preocupados com essa qualidade de ensino, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, criou o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, a Provinha Brasil e a Prova Brasil, com o intuito de avaliar os índices de aprendizagem em nosso país.
Os três instrumentos acima citados, são provas realizadas nas escolas públicas, para avaliar a qualidade de ensino, bem como o nível de aprendizagem de nossos alunos.
Não são obrigatórias e nem classificatórias. O certo é que tanto uma quanto as outras permitem aos professores, os gestores, os munícipios, os estados e o país, obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento no processo ensino aprendizagem nas escolas públicas brasileiras.
A partir dos resultados destes instrumentos de avaliação é possível que algumas ações sejam tomadas, como: estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino, planejamento de cursos de formação continuada para os professores, investimento em medidas que garantam melhor aprendizado.
2 SAEB, PROVA E PROVINHA BRASIL
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, preocupado com a qualidade da educação em nosso país, vem produzindo indicadores sobre o sistema educacional.
Criou o SAEB- Sistema de Avaliação da Educação Básica, é uma prova amostral que tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade, procura oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e