Prova BARROCO
HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL
Prof: Paulo Tavaress de Sousa
Aluna: Izadora Cristina Luz Campos
4º período - AP
1. A palavra “barroco” tem sua origem controvertida. Segundo algumas teorias, a palavra deriva do grego baros, que significa “pesado”; para outros, provém do florentino barochio (“engano”), enquanto a hipótese mais generalizada relaciona a palavra com o português “barroco”, “pérola de forma irregular”.
2.
Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista;
Acentuado contraste de claro-escuro;
Realismo, retratando não só a vida na burguesia, mas a vida do povo simples.
3. O Barroco serviu dando força à Contrarreforma e aos dogmas da igreja Católica. Principalmente, através de seu caráter didático, uma vez que a maioria da população era analfabeta. O uso de imagens para reprodução da Bíblia e da vida dos Santos era um recurso poderoso para a assimilação e o entendimento.
4. Monarquia, burguesia e clero.
5. Gian Lorenzo Bernini. Sua obra engloba o campo religioso, mitológico e sepulcral. Caracteriza-se pelo movimento e agitação, formas amplas, efeitos teatrais e expressão exagerada do sentimento. Do ponto de vista técnico não segue a norma renascentista de lavrar as suas peças num só bloco de mármore, mas separa-as em vários blocos que aparelha de seguida.
6. Os pintores mais representativos do Barroco Italiano foram Tintoretto, Caravaggio e Andréa Pozzo. Georges de la Tour foi o maior caravaggista de entre os pintores franceses.
7. A influência dos renascentistas italianos e norte-europeus era maior do que a influência de mestres barrocos do período.
8. Na França, o barroco foi usado a serviço da monarquia, pelo Rei Louis XIV (Rei Sol). É caracterizado por cores dramáticas e uma predominância do 'clássico' unido à emoção do barroco.
9. Altares em talha dourada, ornamentados, caracterizados pelo exagero e a