barroco
O nome “ barroco” deriva do espanhol barueco( que simbolizava uma perola de forma irregular), foi atribuído este termo no final seculo XVII com a intenção de classificar a fase final do Renascimento. Apenas nos inícios do seculo XX é que o Barroco foi devidamente reconhecido.
Este novo estilo artístico nasce em Itália (Roma); caracteriza-se pelo exagero, movimento e dramatismo. O Barroco era uma arte espetacular e faustosa, nas igrejas, atraia os fieis impressionando-os.
Foi utilizada principalmente em templos cristãos (igrejas e catedrais) como forma de atração dos crentes levando a que as pessoas a aceitar as diretrizes da Igreja Católica Romana.
Na arquitetura o Barroco caracteriza-se pelo uso de colunas, frisos, frontões, arcos e cúpulas; nas fachadas: curvas, contra curvas e nichos. Recorreu-se também a baixos-relevos, pinturas, mosaicos, mármores e talha dourada.
Na pintura: utilizaram-se contrastes entre luz e sombra.
Escultura: utilizou sentimentos fortes (dor, paixão, sofrimento), muito movimento e grande exagero de formas.
Literatura : uso em abundancia de figuras de estilo.
Teve conforme o pais varias designações tais como; Inglaterra - eufuísmo; Itália - marinismo; França – preciosismo; Espanha – gongorismo.
Rococó
A palavra “rococó” é originaria do francês “rocaille” (concha), numa alusão à técnica de decoração de grutas artificiais que utiliza a incrustação de conchas e vidros.
O rococó foi um estilo artístico que surgiu no seculo XVIII em França no reinado de Luís XIV.
O rococó foi um grande desdobramento do barroco. A maior diferença entre os dois estilos esta no facto de o primeiro estar diretamente ligado à religião, e o segundo à vida mundana (festas)
Outra prova de libertação do carater religioso do barroco este nos temas utilizados: cenas eróticas, pastoris e até