Trabalho De Quimica
Everton Tamanaha
Propriedades dos Compostos Iônicos, Moleculares e Metálicos.
Ênfase a ciência dos materiais.
Botucatu
2015
Everton Tamanaha RA:
Pesquisa sobre as Propriedades dos Compostos Iônicos, Moleculares e Metálicos.
Ênfase a ciência dos materiais.
Relatório apresentado a Universidade Iteana de Botucatu - ITE, como parte das exigências para a obtenção do título de Engenheiro de Produção.
Botucatu, 25 de Maio de 2015.
Prof. André
1. Introdução
Átomos são constituintes da matéria nos quais as cargas elétricas positivas dos prótons e negativas dos elétrons se equivalem e neutralizam entre si. Quando os átomos se unem em ligações químicas tendem a conservar essa neutralidade elétrica, mantendo equiparado o número total de prótons e elétrons.
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que se mantém unidos via a denominada ligação iônica. Outro tipo de ligações químicas ocorre através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente. Existe também a ligação metálica onde os elétrons das últimas camadas dos átomos do metal soltam-se dos respectivos íons formados e passam a se movimentar livremente entre todos os íons de forma a mantê-los unidos.
Teoria do Octeto
Na Teoria do Octeto, criada por Gilbert Newton Lewis (1875-1946), químico estadunidense e Walter Kossel (1888-1956), físico alemão, surgiu a partir da observação de alguns gases nobres e algumas características como, por exemplo, a estabilidade desses elementos preenchidas por 8 elétrons na Camada de Valência.
A partir disso, a "Teoria ou Regra do Octeto" postula que um átomo adquire estabilidade quando possui 8 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa), ou 2 elétrons quando possui apenas uma camada. Para tanto, o átomo procura sua estabilidade doando ou compartilhando elétrons com outros átomos,